Melhorar a experiência no dia do jogo é fundamental como fonte de receita para os clubes.
Economicamente, o mercado do futebol e seus torcedoresproporcionam uma importante oportunidade de renda a clubes e região, estimulando os setores de alimentação,turismo, hotelaria, estruturas e gerando empregos.
O futebol vive principalmente de quatro fontes de receita, que são o patrocínio, transmissão, venda de jogadores e o match day. Esse último, em especial, ainda é uma receita muito pouco explorada no Brasil.
O match day é baseado nas receitas da venda de ingressos, alimentos e bebidas, produtos do clube (licenciados) e hospitalidade, itens que são adquiridos diretamente pelos torcedores e associados nos dias de jogos.
Mas, fica a pergunta: Seu clube está sabendo rentabilizar com o Match Day?
Esse é um tema bastante importante, principalmente para os clubes menores, que diferente dos clubes maiores queusam sua exposição massiva para fechar grandes negócios comerciais, os clubes menores precisam dos valores ganhos com o do dia do jogo.
Segundo o especialista em finanças do futebol, KieranMaguire, “Os clubes têm custos fixos altos e precisampensar em maneiras de reduzir. As atividades nos dias de jogos são essenciais para isso. A relação entre futebol e torcedor é algo que não pode passar despercebido. Se você pensar bem, o jogo não existiria se as pessoas não gostassem de ir às partidas”, diz ele. “A paixão entrepessoas e seus clubes não existiria.”
Os dirigentes precisam dar uma importância maior a experiência do seu cliente ao ir a campo, como torcedor e consumidor. Uma sugestão é contratar profissionais ou empresas especializadas no assunto.
Romulo Macedo, profissional de operações de estádios e especialista em Fan Engagement, sempre repete que “A experiência do torcedor começa quando e sai de casa e termina quando ele volta para seu o lar, passando peloestádio”.
Disponibilizar mobilidade, segurança, informação e conforto são itens obrigatórios para garantir que o torcedortenha a disposição de voltar a frequentar os estádios. Principalmente em um período que competimos com as multiplataformas digitais, que cada vez mais oferecem o conforto e informações que a maioria dos estádios do Brasil não se importam em ofertar.
O torcedor tem o direito a experiências seguras, divertidas e interativas no estádio. Ele é quem sustenta o futebol. Ele é quem paga a conta.
Kleber Borges
Profissional com 22 anos de experiência em gestão de instalações esportivas, marketing esportivo e eventos.
Experiência em mega eventos esportivos como: Copa das Confederações da FIFA 2009 África do Sul, Copa do Mundo de
Hóquei em Patins 2009 Espanha, Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, All Africa Games 2011
Moçambique, Copa das Confederações FIFA 2013 Brasil, Copa do Mundo FIFA 2014 Brasil e
Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2018 e 2022. Ex-presidente da Arena de Pernambuco e atualmente é o CEO do Clube FPS Sports, em Recife.